"Tornei-me insano, com longos intervalos de uma horrível sanidade" - Edgar Allan Poe

W. R. SANTHOS

Minha foto
Porto Alegre, Rs, Brazil
Escritor. Pintor. Cineasta Amador.

Postagens populares da semana

Seguidores

segunda-feira, 13 de março de 2017

Lendas Urbanas - O Velho do Saco


Homem do saco, Velho do saco ou Cigano do Saco é uma lenda urbana, fruto do imaginário popular, onde crianças desobedientes e que saiam de casa sozinhas sumiam ao serem levadas por um homem com um saco grande de pano nas costas.

Quem nunca ouviu falar dessa lenda urbana muito famosa? Essa é uma história muito contada quando pais desejavam que seus filhos fossem obedientes. Usada pelas mães para assustar as crianças malcriadas que saiam escondidas sozinhas na rua.


Provavelmente inspirada em mendigos que permeiam as cidades, velho, malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, andava pelas ruas levando embora as crianças que faziam “artes” ou que estivessem brincando sozinhas na rua. Em algumas versões da lenda, o homem é retratado realmente como um mendigo, em outras aparece como um cigano.

Algumas versões com um toque de crueldade, o velho leva as crianças para o seu refugio, e lá faz sabão com elas, em outras ele até come as crianças, colocando seus ossos na sopa.




Gilles De Laval

Poucos sabem que no século XV existiu um “velho do saco” de verdade, que talvez seja a origem de toda essa lenda.

Entre os anos de 1404 e 1440 viveu na França um homem extremamente rico chamado Gilles de Laval, Senhor de Rais.

Aparentemente, era um nobre religioso e de natureza piedosa; muito caridoso com os pobres. Mas, no fundo, era um verdadeiro monstro assassino, que viria a assombrar toda a Europa.

Depois de perder toda a sua fortuna, consultou uma feiticeira para conseguir recuperar-se, foi aconselhado então a sacrificar crianças para o demônio Barron.

A partir daí todas as crianças que iam até seu castelo Tiffauges, jamais retornavam. Histórias de macabras torturas, sodomia, ocultismos, magia negra, e orgias sexuais se espalhavam pela Europa.


Foi descoberto e condenado, sendo enforcado em 1440, seu corpo foi queimado para que todo o mal fosse expurgado. A atrocidade de seus crimes foi tamanha, que ele acabou se tornando símbolo universal do mal na sua época.

Esse homem foi um dos que inspiraram essa lenda, talvez seu espírito maligno ainda caminhe pelas ruas pegando as crianças. E aí, você acredita nessa lenda? Você tem medo do Velho do Saco?

Fonte: mentirasverissimas.com/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LENDAS URBANAS

LENDAS URBANAS

Postagens populares

100.000

100.000

Página no Facebook